13 DE AGOSTO...MUITO MAIS QUE O DIA INTERNACIONAL DO LOBO 🙂
Hoje celebramos mais um “Dia Internacional do Lobo”.
Como sempre, é um dia muito emotivo e muito especial, diria até quase poético, afinal de contas é de poesia e de beleza que estamos a falar, de grandeza plena, quando a humanidade se reúne para celebrar e bendizer as maravilhas do lobo.
![]() |
| Fig. 1 - Lobo-Ibérico (Canis lupus signatus Ángel Cabrera, 1907). © Daniel Allen |
Não podemos deixar de recordar, no entanto, que a ironia do destino quis que este dia fosse ainda mais especial para Portugal e para os portugueses (comparativamente ao resto do mundo), agraciando-nos com memórias de conquista e de vitória.
Já passaram 36 anos, mas jamais devemos esquecer-nos do dia em que a nossa jovem democracia, no auge da sua pobreza, deu um testemunho capaz de envergonhar países mais ricos e infinitamente mais poderosos, protegendo o lobo-ibérico para sempre (13/08/1988).
![]() |
| Fig. 2 - 1ª Lei Proteção Lobo Portugal: https://files.dre.pt/1s/1988/08/18700/33623363.pdf |
Se pararmos para analisar bem as coisas, a decisão política de proteger o nosso último grande predador resulta espantosa e verdadeiramente extraordinária, algo que só pode ter sido polémico e politicamente arriscado, exigindo muita coragem e determinação. Não esqueçamos que estávamos num tempo mais obscuro, num tempo de parca ou inexistente mentalidade pró-lobo, porquanto o povo ainda “metia a faca ao lobo” sem qualquer pudor.
Por conseguinte, no dia 13 de agosto, é justo que celebremos o lobo, mas principalmente o lobo-ibérico em Portugal e o extraordinário exemplo dado pelos portugueses, não esquecendo o papel fundamental desempenhado pelas entidades conservacionistas e pelos partidos políticos responsáveis pela elaboração / promulgação da primeira lei dedicada à conservação da espécie em Portugal.



