13 DE AGOSTO...MUITO MAIS QUE O DIA INTERNACIONAL DO LOBO 🙂

Hoje celebramos mais um “Dia Internacional do Lobo”.

Como sempre, é um dia muito emotivo e muito especial, diria até quase poético, afinal de contas é de poesia e de beleza que estamos a falar, de grandeza plena, quando a humanidade se reúne para celebrar e bendizer as maravilhas do lobo.


Fig. 1 - Lobo-Ibérico (Canis lupus signatus Ángel Cabrera, 1907). © Daniel Allen


Não podemos deixar de recordar, no entanto, que a ironia do destino quis que este dia fosse ainda mais especial para Portugal e para os portugueses (comparativamente ao resto do mundo), agraciando-nos com memórias de conquista e de vitória.

Já passaram 36 anos, mas jamais devemos esquecer-nos do dia em que a nossa jovem democracia, no auge da sua pobreza, deu um testemunho capaz de envergonhar países mais ricos e infinitamente mais poderosos, protegendo o lobo-ibérico para sempre (13/08/1988).


Fig. 2 - 1ª Lei Proteção Lobo Portugal: https://files.dre.pt/1s/1988/08/18700/33623363.pdf

Se pararmos para analisar bem as coisas, a decisão política de proteger o nosso último grande predador resulta espantosa e verdadeiramente extraordinária, algo que só pode ter sido polémico e politicamente arriscado, exigindo muita coragem e determinação. Não esqueçamos que estávamos num tempo mais obscuro, num tempo de parca ou inexistente mentalidade pró-lobo, porquanto o povo ainda “metia a faca ao lobo” sem qualquer pudor. 

Por conseguinte, no dia 13 de agosto, é justo que celebremos o lobo, mas principalmente o lobo-ibérico em Portugal e o extraordinário exemplo dado pelos portugueses, não esquecendo o papel fundamental desempenhado pelas entidades conservacionistas e pelos partidos políticos responsáveis pela elaboração / promulgação da primeira lei dedicada à conservação da espécie em Portugal.


Fig. 3 - O Núcleo Português de Estudo e Protecção da Vida Selvagem (NPEPVS) foi a primeira associação de defesa do ambiente do pós 25 de abril. Esta associação, embora já não esteja ativa atualmente, lutou pela proteção do lobo em Portugal durante as décadas de 70 e 80, acabando por contribuir de forma decisiva para que a lei de proteção do lobo fosse criada, pelo que merece ser conhecida, reconhecida e recordada para sempre. Conteúdo cedido pelo Biólogo e Professor Nuno Gomes de Oliveira, fundador e antigo presidente do NPEPVS (© - Todos os Direitos Reservados).

Pela CIÊNCIA NATURA,

Lemuel Silva (Conservacionista, Biólogo e Comunicador de Ciência)



Mensagens populares deste blogue

SERÁ QUE NÃO É UM LEOPARDO-DAS-NEVES-PORTUGUÊS?! 🤔😲

A CABRA-MONTÊS – Série “A Hora do Leitor” 🙂