A resposta correta ao nosso desafio seria pombo-torcaz (Columba palumbus L.). O habitat envolvente, a forma tipo pombo e sobretudo os padrões e cores da plumagem apontavam nesse sentido (parabéns a quem acertou! 😄).
Fig.1 - Pombo-torcaz (Columba palumbus L.)
Neste tipo de desafios há que ter sempre presente que as cores estão invertidas. Assim, nunca podemos esquecer-nos de duas regras fundamentais:
1 - que as cores neutras de tons claros correspondem, no formato inverso (negativo ou positivo), a cores neutras de tons escuros e vice-versa (ex. o branco no formato negativo corresponde ao preto no formato positivo);
2 - que as cores frias correspondem, no formato inverso, a cores quentes e vice-versa (ex. o azul no formato positivo corresponde ao vermelho / laranja no formato negativo).
O nosso vídeo mostrava-nos uma ave com uma cor neutra de tom claro, certo? Tendo as regras supracitadas em mente, podíamos excluir imediatamente qualquer espécie com uma cor neutra clara das nossas suposições, focando a nossa procura nas espécies "tipo pombo" com cores neutras escuras.
Essa informação, aliada à homogeneidade da cor do animal e à distintiva mancha negra no pescoço (que em termos reais corresponde a uma mancha de cor branca), permitiam-nos identificar a espécie do vídeo corretamente, uma vez que o conjunto de características reunido (ave com cores neutras escuras + evidente mancha branca no pescoço) assenta como uma luva ao pombo-torcaz mas a mais nenhuma espécie.
Fig. 2 - Imagem de um pombo-torcaz em formato negativo e em formato positivo (positivo a cores)
E quanto às outras hipóteses que foram sugeridas...a rola-turca, a rola-brava e a perdiz vermelha? Será que eram boas suposições no contexto de cores invertidas apresentado? A resposta é não.
Reparem, a rola-turca, uma ave que tem uma cor neutra clara (bege), nunca poderia surgir com tons claros num vídeo de cor invertida (apareceria com um tom escuro). Também não é uma ave homogénea em termos de cores, mas uma espécie com evidentes contrastes, nomeadamente ao nível das asas, que tem pontas negras. A cor da mancha do pescoço, para além de ser mais pequena que a do pombo-torcaz, também é negra, uma característica que num vídeo de cores invertidas teria que surgir forçosamente a branco.
Fig. 3 - Um pombo-torcaz e uma rola-turca em formato negativo. Apesar de partilharem uma forma semelhante (tipo pombo), as cores e os padrões de plumagem das duas espécies são muito diferentes
A rola-brava, por sua vez, e apesar de ter a forma "tipo pombo" e alguns tons parecidos com o pombo-torcaz, também tem outras cores muito diferentes (nomeadamente cores quentes que na versão a negativo são evidenciadas a azul, uma cor fria), para além de uma mancha bicolor no pescoço que pura e simplesmente não confere. Mas a característica mais distintiva, e que a descarta imediatamente quando comparada com a ave do nosso vídeo, é outra, o intrincado e inconfundível padrão da cobertura das asas que contrasta intensamente com aquilo que observarmos no vídeo, uma ave com asas sem qualquer tipo de padrão distintivo.
Fig. 4 - Um pombo-torcaz e uma rola-brava em formato negativo. Apesar de partilharem uma forma semelhante (tipo pombo), as cores e os padrões de plumagem das duas espécies são muito diferentes
Quanto à perdiz-vermelha, para além de não ter uma forma "tipo pombo" (o andar e a postura fazem lembrar a avestruz), exibe um conjunto de cores diversificado e um padrão de plumagem altamente complexo que nada tem a ver com a ave de tons homogéneos e praticamente sem padrões distintivos que vemos no nosso vídeo.
Fig.5 - Um pombo-torcaz e uma perdiz-vermelha em formato negativo. As duas espécies possuem cores e principalmente um padrão de plumagem muito distinto
Moral da história: para solucionar estes desafios com sucesso, interpretando e traduzindo as cores dos vídeos / fotografias disponibilizadas corretamente, é fundamental conhecer as duas regras supracitadas bem como aprender quais são as cores neutras, quentes e frias (a não ser, claro está, que conheça a forma e os padrões da plumagem / pelagem dos animais de forma excepcional, aí as coisas tornam-se intuitivas mesmo com fotografias em formato negativo).
Pela CIÊNCIA NATURA,
Lemuel Silva (Conservacionista e Biólogo)