A EPOPEIA DE UMA ANDORINHA – Série “A Hora do Leitor” 🙂
Na CIÊNCIA NATURA sentimo-nos extremamente gratos por todo o interesse e amizade que temos recebido da parte dos nossos seguidores, pelo que decidimos criar a série "A Hora do Leitor", um espaço dedicado aos nossos seguidores onde cada um tem a oportunidade de partilhar com a restante comunidade as suas fotografias, textos ou outras artes relacionadas com aquilo que nos une: o amor pela vida selvagem e pela natureza.
Na presente entrada partilhamos convosco "A EPOPEIA DE UMA ANDORINHA", um texto e reflexão da autoria de Sandra Sequeira que nos dá a conhecer o extraordinário poder de renovação e resiliência destes animais ao transportar-nos para o mundo interno e secreto de uma andorinha que sabia escrever 😊
"Era uma vez um acaso…diria um acaso feliz…entre as páginas e capítulos descobri um dom incomparável…a escrita! O ruído das palavras contrastava com os meus pensamentos silenciados pela penumbra que teimava escurecer a quimera do meu pensamento.
Às vezes sinto-me uma verdadeira caixa de pandora…olham-me e pensam…que escondes tu nesse incrédulo olhar? Que escondes tu nesse olhar profundo e tão secreto?
Por vezes denuncio a minha alma numa simples frase, e eis que começa a descoberta…acompanha-me como uma ave migratória que sou…voar tão longe quanto possível e regressar ao ninho onde os meus pais foram felizes…sou uma andorinha…sou bela e misteriosa, mas resistente…sou uma andorinha…a mesma que rabisca os ares com acrobacias que quase me levam a despenhar mesmo junto ao solo…admirável o que eu faço…sou uma andorinha…a mesma que constrói ninhos exuberantes, a mesma que colabora com o Homem que às vezes teima em deitar-me ao chão…no meio de nenhures…vejo as minhas crias a sucumbir…e sem nada poder fazer…volto a fazer tudo de novo e porquê?
Porque sou uma Andorinha, símbolo de renovação, resiliência e amor…não me abandonem…sou uma Andorinha que gosta de voar bem alto, cortar os céus e abraçar as nuvens…todos os anos voltarei…prometo! Até um dia…Homens!"
Texto de Sandra Sequeira (2024) / © Imagens - Sandra Sequeira


