RESPOSTA DESAFIO "QUEM SOU EU?" - nº 2 🤓

A resposta correta ao nosso desafio seria Cabra-Montês (Capra pyrenaica Schinz, 1838). Parabéns a quem acertou! 😄



Fig. 1 - Exemplar macho de Cabra-Montês



Análise Dicas Fornecidas

Nestes desafios, ter em consideração as dicas fornecidas é sempre muito importante porque geralmente transmitem-nos informações decisivas para a resolução do desafio com sucesso.

Neste caso, as 2 dicas indicavam-nos que a espécie em questão era uma espécie endêmica da península ibérica (um endemismo é uma espécie exclusiva de determinada região) com adaptações biológicas à vida nos rochedos de média e alta montanha. Esta informação era particularmente relevante pois permitia-nos descartar imediatamente qualquer outra espécie que pudesse suscitar-nos dúvidas, nomeadamente a cabra-doméstica (Capra hircus Linnaeus, 1758) ou a Camurça-dos-Pirinéus (Rupicapra pyrenaica Bonaparte, 1845), espécies que partilham habitat / adaptações à vida nos rochedos com a cabra-montês mas que não são endêmicas da península ibérica.



Fig. 2 - Fêmea e cria de Camurça-dos-Pirinéus



Análise Características Morfológicas

Como vimos anteriormente, o presente desafio dispensa a análise das características morfológicas do corpo do animal, mas vamos fazê-la de qualquer maneira a título de exercício.

Há 4 características importantes que "saltam à vista" na nossa imagem em formato negativo:

- a presença de cauda branca;

- a presença de escudo-anal negro;

- a presença de ventre com tonalidade escura;

- a presença de cascos, sinal inequívoco de que estamos perante uma espécie de herbívoro ungulado.


Fig. 3 - Em formato fotográfico negativo


Feita a tradução das cores exibidas pelo animal em formato negativo para o formato fotográfico normal (recordar, nos posts anteriores, as regras fundamentais de tradução cores), chegaríamos à conclusão que o animal em questão tem uma cauda negra inserida num escudo anal branco e um ventre de tonalidade clara (esbranquiçada). Estas características são compatíveis com as cores e o padrão de pelagem exibido pela cabra-montês.


Fig. 4 - Comparação entre as cores e o padrão de pelagem exibido pela cabra-montês no formato fotográfico negativo e no formato fotográfico normal (positivo a cores).



Análise Tipo Habitat

As dicas fornecidas indicavam-nos que o tipo de habitat da nossa espécie mistério eram os rochedos e as fragas da média e alta montanha, uma descrição compatível com o habitat da cabra-montês.


Fig. 5 - Um jovem macho-montês no seu habitat rochoso



Pela CIÊNCIA NATURA,

Lemuel Silva (Conservacionista e Biólogo)








                                       








Mensagens populares deste blogue

13 DE AGOSTO...MUITO MAIS QUE O DIA INTERNACIONAL DO LOBO 🙂

SERÁ QUE NÃO É UM LEOPARDO-DAS-NEVES-PORTUGUÊS?! 🤔😲

A CABRA-MONTÊS – Série “A Hora do Leitor” 🙂