RESPOSTA DESAFIO "QUEM SOU EU?" - nº 1 🤓

A resposta correta ao nosso desafio seria Urso-Polar (Ursus maritimus Phipps, 1774). As dicas fornecidas, aliadas ao tipo de habitat e às características morfológicas do corpo do animal, apontavam nesse sentido (parabéns a quem acertou! 😄).


Fig. 1 - O Urso-Polar (Ursus maritimus Phipps, 1774)

Análise Dicas Fornecidas

Nestes desafios, ter em consideração as dicas fornecidas é sempre muito importante porque geralmente transmitem-nos informações decisivas para a resolução do desafio com sucesso.

Neste caso, as 3 dicas fornecidas indicavam-nos o perfil geral do nosso animal mistério: um carnívoro de climas frios com um enorme porte e uma alimentação particularmente rica em carne. Esta informação, aliada às características do corpo do animal, era particularmente relevante porque permitia-nos descartar imediatamente qualquer outra espécie que pudesse suscitar-nos dúvidas, nomeadamente o Urso-Pardo (Ursus arctus L.), um animal que tem uma dieta muito diferente.


Fig. 2 - O Urso-Pardo é uma espécie hipocarnívora, tal como todas as outras espécies de ursos



Análise Características Morfológicas


Fig. 3 - O animal mistério do nosso desafio em formato fotográfico negativo


Na análise das características morfológicas do corpo do animal há 4 características importantes que "saltam à vista":

- a ausência de cauda comprida;

- a presença de pelagem de cor azul;

- a presença de pele de cor branca debaixo da pelagem azul;

- a forma arredondada do dorso / quartos traseiros do animal.

A forma arredondada do dorso / quartos traseiros do animal e a ausência de cauda comprida aliadas às dicas fornecidas eram critérios suficientes para chegarmos à conclusão que o animal mistério do nosso desafio se trata de um urso, nomeadamente de um urso-polar.

No entanto, havendo dados de cor relativos à pelagem e à pele do animal, é sempre importante fazermos a interpretação / tradução das cores exibidas pelo animal para o formato fotográfico normal (positivo a cores), de forma a podermos confirmar / reforçar a conclusão a que chegamos. Para o efeito, há que recordar e ter em mente as seguintes regras fundamentais:

1 - cores neutras claras, se traduzidas para o formato inverso, passam a ser cores neutras escuras (ex. o branco no formato fotográfico negativo passa a preto no formato fotográfico normal);

2 - cores neutras escuras, se traduzidas para o formato inverso, passam a ser cores neutras claros (ex. o preto no formato fotográfico negativo passa a branco no formato fotográfico normal);

3 - cores frias traduzidas para o formato inverso passam a ser cores quentes (ex. o azul no formato fotográfico normal vai ser exibido como vermelho / alaranjado no formato fotográfico negativo);

4 - cores quentes traduzidas para o formato inverso passam a ser cores frias (ex. o vermelho / alaranjado no formato fotográfico normal vai ser exibido como azul no formato fotográfico negativo).


Fig. 4 - Esquema com as cores frias, quentes e neutras


Observadas as regras número 1 e número 3 (as regras que interessam para o caso em questão), concluiríamos que o animal da nossa fotografia tem pele negra e uma pelagem de uma cor quente clara tendo em conta a tonalidade clara do azul exibido.

Estas duas conclusões são compatíveis com o urso-polar uma vez que esta espécie tem pele negra e uma pelagem translúcida (que deixa passar a luz e não tem cor em si mesma) que pode refletir uma gama de cores bastante variada para além do branco, nomeadamente tons cremes e amarelados (o tipo de cor que observamos no urso é influenciado por uma combinação entre a temperatura da luz incidente, fatores climáticos e outros fatores do meio envolvente).

Análise Tipo Habitat

Embora a análise do tipo de habitat não seja essencial para a resolução do presente desafio, é algo que devemos habituar-nos a fazer sempre pois permite-nos formular apostas com muito maior certeza e confiança.

Neste desafio em formato invertido, para podermos tirar qualquer ilação relacionada com o habitat, teríamos que começar por determinar o tipo de habitat e para isso precisávamos fazer a interpretação / tradução das cores da fotografia a negativo para o formato fotográfico normal segundo as regras já enunciadas na análise das características morfológicas do corpo do animal.

Assim, olhando para a imagem fornecida e tendo em conta a regra número 2, facilmente concluiríamos que o animal mistério do nosso desafio está inserido numa paisagem homogeneamente branca, possivelmente uma paisagem nevada / rica em gelo. Esta dedução é muito importante pois é compatível com o habitat referenciado pela ciência para o urso-polar (essencialmente gelo marinho) e consequentemente com a conclusão a que já tínhamos chegado anteriormente, ou seja, que o animal mistério do nosso desafio é um urso-polar.


Fig. 5 - O gelo marinho do oceano glacial Ártico é o habitat por excelência do urso-polar. Comparação entre a versão fotográfica em formato negativo e a versão fotográfica normal (positivo a cores)


Pela CIÊNCIA NATURA,

Lemuel Silva (Conservacionista e Biólogo)












Mensagens populares deste blogue

13 DE AGOSTO...MUITO MAIS QUE O DIA INTERNACIONAL DO LOBO 🙂

SERÁ QUE NÃO É UM LEOPARDO-DAS-NEVES-PORTUGUÊS?! 🤔😲

A CABRA-MONTÊS – Série “A Hora do Leitor” 🙂