RESPOSTA DESAFIO "IDENTIFICAÇÃO DE FAUNA"! - nº25 😃

Antes de mais, muito obrigado por terem participado em mais um dos nossos desafios, vocês são fantásticos! 😊

Recebemos muitas e variadas respostas da vossa parte, mas qual delas é que estará correta? 🙂  

A maioria dos nossos seguidores concorda que se trata de um sacarrabos, será que acertaram? 😏


Fig. 1 - A maioria dos participantes apostaram no sacarrabos (26 respostas)


Infelizmente não, e é pena, porque o desafio até era fácil...só precisavam estar atentos! 😜

Temos dito várias vezes e vamos repetir hoje outra vez. Para resolverem estes desafios com sucesso, precisam ter em atenção todos os dados que são fornecidos. Por "todos os dados que são fornecidos" não nos referimos apenas à informação contida na imagem fornecida, mas à informação contida nas dicas e / ou descritivo que acompanha o desafio.

Desta vez a informação decisiva encontrava-se no descritivo, uma vez que a análise da imagem em si não permitia formular uma aposta com absoluta certeza (a partir de agora não se esqueçam, os nossos desafios fornecem sempre dados mais do que suficientes para a formulação de uma aposta correta e sem margem para dúvidas! 🙂). Mais especificamente, o descritivo indicava que estávamos perante uma espécie de megafauna portuguesa. Esta informação era decisiva porquê? 

Porque a definição geral de megafauna ("animais com peso superior ou igual a 46 kg") permitia-nos restringir o nosso leque de opções enormemente, tornando o desafio fácil e intuitivo (bastava uma rápida pesquisa no google para saberem o que é megafauna)

Se bem se recordam, a imagem do nosso desafio mostrava-nos um animal com "cauda comprida com um tufo de pelos denso / escuro na ponta", certo? Quantas espécies de grande porte, em Portugal, é que vocês conhecem com estas características? A resposta correta seria "nenhuma, à excepção do javali, claro" (e era esta a resposta correta! Parabéns a quem acertou! 😄).



O sacarrabos, o lince-ibérico, o gato-montês e a gineta eram opções excluídas à partida, porque não são espécies de megafauna, mas de mesofauna (nem sequer valia a pena terem perdido tempo a analisar a cauda delas porque são espécies leves / de porte reduzido). 


Fig. 2 - O gato-montês é um exemplo precioso da mesofauna portuguesa

Em contrapartida, precisavam ter em atenção as espécies de megafauna que atualmente ocorrem em Portugal, a saber: o lobo, o gamo, o veado, a cabra-montês e o javali. 

Reunidas estas espécies, era altura de analisar a cauda de cada uma delas. O lobo e o veado seriam então postos de parte, mercê de possuírem caudas muito diferentes da cauda do animal da nossa imagem. 

No final, as únicas espécies a ter em conta seriam o gamo, a cabra-montês e o javali, animais que tem uma cauda escura. No entanto, rapidamente concluiríamos que o animal do nosso desafio só podia ser um javali, uma vez que esta é a única espécie que tem uma cauda comprida com um tufo de pelos negros / densos na ponta (características do animal da nossa imagem).


Fig. 3 - A cabra-montês e o gamo possuem caudas curtas, uniformemente cobertas de pelo, sem tufo negro na ponta. © Luca Boscain© Melissa Johnson



Fig. 4 - A cauda do javali termina num tufo de pelos negros que é especialmente evidente no verão. Comparação entre a cauda de um animal fotografado no pico do verão (esquerda) e um animal fotografado na época fria do ano (direita). © Lemuel Silva (todos os direitos reservados) e © 1771391 (pixabay.com)


Pela CIÊNCIA NATURA,

Lemuel Silva (Conservacionista, Biólogo e Comunicador de Ciência)






Mensagens populares deste blogue

13 DE AGOSTO...MUITO MAIS QUE O DIA INTERNACIONAL DO LOBO 🙂

SERÁ QUE NÃO É UM LEOPARDO-DAS-NEVES-PORTUGUÊS?! 🤔😲

A CABRA-MONTÊS – Série “A Hora do Leitor” 🙂